sexta-feira, 5 de maio de 2023

Dicas para nos proteger-mos de comentários depreciativos

Nos tempos que correm é muito comum ver pessoas à nossa volta tecerem comentários, muitas vezes depreciativos, acerca da maneira como vivemos, como nos comportamos e até do nosso aspeto físico sem nunca lhe termos pedido opinião. As redes sociais em muito contribuíram para estes ataques furtuitos e muitas vezes nefastos para quem os recebe.

Estava aqui a ler um artigo da psicóloga Catarina Lucas que achei interessante e vou partilhar com vocês. São algumas dicas para nos protegermos de comentários depreciativos:

- Não é viável impedir a crítica, já que ela não depende de nós, e uma vez que o comportamento do outro também não é algo controlável. Pelo que a maior proteção que podemos desenvolver é estarmos conscientes de quem somos e do nosso valor, de modo que, quando o ataque surgir, estejamos mais preparados para lidar com ele. 

- O silêncio é muitas vezes, a melhor resposta e não devemos dar palco a certo tipo de comentários, que em nada nos acrescenta. É normal querer responder e orientar as pessoas que, consciente ou inconscientemente, tecem comentários depreciativos, mas deixar-se levar pelo que os outros dizem sobre si, só o leva a um caminho sem saída.

- É importante trabalhar a autoestima e o autoconceito, principalmente em atributos como valores, trajetos profissionais, esforços, derrotas e a forma como não nos deixamos derrotar por elas; e nunca resumir-se à sua imagem física, pois todos sabemos que é impossível alcançar o "corpo ideal" e ninguém é apenas o que mostra o exterior. 

Ter consciência destes aspetos e priorizar o estado da saúde mental, facilita o processo de lidar com ataques externos. As inseguranças existem e todos as temos, o que torna natural sentir desconforto quando alguém se insurge e comenta algo sobre nós de modo depreciativo. Os comentários sobre o outro, e sobre o corpo do outro, tornou-se algo natural, mas combater o efeito e exercitar a empatia deve ser prioridade desta sociedade, onde ninguém é livre o suficiente para humilhar ou inferiorizar o outro.





7 comentários:

  1. Concordo que muitas vezes, melhor ignorar... Não valorizar ! Boas dicas! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Dicas muito interessantes que gostei de ler
    .
    Um dia feliz ... abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Com toda a razão
    que há bichos neste mundo
    sem um pingo de vergonha ou razão.
    Belo fim de Semana com alegria
    à Drª Catarina também, Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Sábias dicas! O melhor mesmo é ignorar, aprender a ignorar!
    Somos mais que nossa aparência!

    Bom fim de semana!
    Ane/De Outro Mundo :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isa
    Ótimas dicas, o silêncio é a melhor resposta, abraços.

    ResponderEliminar
  6. Não é mesmo que acaba por ser umas boas dicas
    Adorei bastante a partilha
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  7. Vivemos na era da opinião, em que se opina sobre tudo, sem às vezes de facto, desenvolvermos a consciência, sobre quem se pode magoar no processo!
    O silêncio... é que me é difícil praticar... às vezes determinada opinião, pede uma resposta à altura... pelo que ocasionalmente, fica-se tão mais leve ao... mandar a pessoa à procedência... :-))
    Excelentes dicas, sobre uma temática, que sobretudo as redes sociais, ajudam a manter na ordem do dia...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar