domingo, 21 de março de 2021

Dicas que podem ajudar a tirar fotografias

Quem, diariamente, anda pelas redes socias sabe que uma boa fotografia é fundamental na divulgação de qualquer produto. Por isso uma das maiores forças de um influencer é a fotografia. Muitas vezes não é preciso uma máquina fotográfica de última geração para se conseguir bons resultados. Hoje em dia um smartphone pode ser um grande aliado, até porque está ali sempre à mão.

Tudo que me possa ajudar a melhorar os meus conhecimentos fotográficos, que são quase nenhuns, são bem vindos e por isso estou sempre atenta a todas as dicas. Estava, aqui, a ler um artigo da Wiko que achei interessante e vou partilhar com vocês.

São 5 dicas que podem ajudar a tirar fotografias:

1 - Escolhe os produtos a fotografar e posiciona-os onde queres

O primeiro passo é certificares-te de que a cena que estás a definir dará uma boa fotografia. Se queres mostrar imagens focadas no produto e de alta qualidade que tornem realmente claro o que estás a promover, deves certificar-te que o produto é o grande protagonista da imagem e não o coloques numa cena em que pode perder esse protagonismo para uns cortinados vistosos ou, quem sabe, para o teu gato. Foca-te no que queres transmitir.

2 - Adequa o fundo da fotografia ao produto

Um fundo branco simples é adequado para a maioria das fotografias de produtos, pois permite destacar o que importa sem quaisquer distrações. No entanto, podes definir o cenário com fotos contextuais que mostram os produtos no seu ambiente. Para a roupa ou maquilhagem, o ideal será mostrá-las em utilização. Para material de cozinha, uma fotografia a meio da conceção de uma iguaria incrível. O equipamento de campismo fica ótimo ao ar livre, por exemplo. O smartphone é um excelente equipamento para levares para a rua e fazeres experiências, uma vez que consegues transportá-lo para qualquer sítio sem qualquer problema e com toda a comodidade.

3 -  Fotografa todos os ângulos e detalhes

Se estás a promover um produto, os teus seguidores vão querer ver o máximo que puderem antes de ponderarem adquiri-lo. Assegura-te de publicar imagens de alta qualidade e vários ângulos do produto. Quanto fotografas com o smartphone, podes agarrá-lo de diferentes formas e fotografar o produto como te dá mais jeito, encontrando novos ângulos que te podem vir a surpreender - preocupa-te apenas em não colocar um dedo a tapar a lente e o sucesso está garantido! Se estiveres a mostrar uma peça de roupa, experimenta mostrar os seus detalhes através de uma lente Macro. Podes fotografar o tecido antes de mostrares o produto completo e fazer uma brincadeira com os teus seguidores, em que estes têm de adivinhar qual será o protagonista do teu próximo post!

4 - Limpa as lentes e esquece o flash

É muito fácil estragar uma boa fotografia por não te teres lembrado de limpar a lente antes. Pó, sujidade e manchas podem estragar a melhor fotografia que tiraste e isso causa uma enorme frustração. Por isso, sempre que começares uma sessão, limpa a lente do teu smartphone. Além disso, opta por fotografar num ambiente com luz natural, porque o flash poderá refletir no objeto e criar um reflexo não desejado.

5 - Leva as tuas fotografias a um outro nível

Para teres os melhores resultados possíveis, deves conhecer a câmara do teu smartphone na sua totalidade, e isso só é possível se a fores testando. Brinca com as configurações, com o modo Bokeh e com os filtros que o teu smartphone oferece, para veres que tipo de fotografia consegues tirar e qual a melhor maneira de enfatizar as melhores qualidades do produto que queres promover.

Podes também utilizar pequenos adereços para enriquecer a tua imagem e criar um ambiente mais acolhedor, ou como se o produto estivesse a ser usado. A imaginação é o limite no que diz respeito à criaçã de conteúdos. Basta aliares as ferramentas certas e estas dicas e dares-lhes o teu toque pessoal!


17 comentários:

  1. Boas dicas. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa!
    Esta é uma das preocupações que tenho tido para publicar os meus produtos na minha página do facebook e do instagram, tenho usado o smartphone, mas preciso mesmo aprender as configurações!

    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Tudo dicas que cumpro religiosamente na hora de tirar as minhas fotografias! Boa partilha, Isa, obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Fico super chateada que o meu celular já está tão ultrapassado pra fotos boas!
    Vou tentar aplicar suas dicas.
    Obrigada
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa

    ResponderEliminar
  5. Não é mesmo que tens aí umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Como adoro fotografia, estas dicas são sempre importantes. E, na hora de fotografar, procuro tê-las a todas bem presentes :)

    ResponderEliminar
  7. Guardei estas dicas!!

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  8. Sou um trambolho a fotografar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  9. sao mesmo muito boas as dicas obrigada bjs

    ResponderEliminar
  10. Bem que preciso, não tenho muito jeito :P

    ResponderEliminar
  11. Vou enviar o teu texto ao meu Rapaz.
    Ele é que é o fotógrafo cá de casa! ;)

    ResponderEliminar
  12. Limpar as lentes... é mesmo a regra que mais nos lembramos... depois de vermos como se perde uma boa foto, por tal motivo... :-(
    Um post repleto de dicas super úteis! Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar