terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Dicas para um Natal mais seguro

O Natal aproxima-se mas esta pandemia que nos persegue parece não querer ir embora. O cansaço, o medo e ansiedade vão se apoderando de nós. Estamos a viver tempos que nunca imaginamos. Temos saudades dos afetos e da convivência com familiares e amigos. A volta à normalidade não sei quando vai ser possível. Enquanto esta pandemia não nos der tréguas temos que ter muito cuidado, por nós e pelos outros. 

Agora que o Natal está a chegar e que muitas famílias se vão reunir à que redobrar os cuidados para que as coisas corram o melhor possível. Por isso todos as dicas são bem vindas e é a pensar nisso que quero partilhar com vocês uma artigo da Inokem, uma start-up 100% portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções premium de desinfeção, limpeza, higienização que nos sugere algumas dicas para um Natal mais seguro:

1 - Lavar as mãos

Como já vem sendo preconizado, é importante lavar e desinfetar frequentemente as mãos, uma vez que ao longo do dia tocamos em superfícies e objetos que podem estar contaminados com o vírus. A utilização de um sabonete líquido desinfetante vai permitir a eliminação da sujidade e, simultaneamente, a desinfeção das mãos. Já para desinfetar, é importante escolher um desinfetante adequado. Geralmente à base de álcool ( o indicado é ter o valor mínimo de 70% de álcool ) deve permitir a desinfeção das mãos sem necessidade de enxaguamento. Outros fatores a considerar são a presença de princípios ativos que garantam uma melhor ação viricida, bactericida, germicida e fungicida; o facto de manter um tempo de contato mínimo de 20 segundos em toda a superfície das mãos; a garantia de que os ingredientes utilizados são de boa qualidade; e, devido à frequência com que são utilizados, a incorporação de um bom hidratante para proteger a pele da agressividade do álcool.

2 - Desinfeção de utensílios

É importante proceder à limpeza, higienização e desinfeção dos vários objetos através de uma solução detergente germicida, bactericida e virucida com bio álcool, uma vez que as gotículas que transmitem o vírus pousam em objetos e nas superfícies, Assim, os utensílios utilizados e partilhados, como os talheres, pratos, copos, entre outros, devem ser desinfetados, e, preferencialmente, não devem ser partilhados. Cada um deve ter os seus próprios utensílios e evitar o contato com os objetos que não sejam os seus. Deve ainda ser realizada a desinfeção de materiais tecnológicos, de brinquedos, de puxadores e de acessórios de casa de banho, aos quais deve ser diretamente aplicada uma solução desinfetante, sendo que, no caso dos brinquedos laváveis, devem ser enxaguados.

3 - Desinfeção de espaços comuns

O mesmo deve acontecer para as zonas alimentares, como bancadas das cozinhas, que são espaços que, geralmente, juntam várias pessoas. Também os pavimentos e os sanitários devem ser desinfetados frequentemente com desinfetante contra germes, vírus e bactérias, à base de bio álcool. Já o ar dos espaços fechados deve ser desinfetado com um purificador de ar, que elimine bactérias e vírus em suspensão no ar, pulverizando os espaços até que se forme uma ligeira neblina. Este tratamento descontamina o ar temporariamente, pelo que deve ser repetida a aplicação periodicamente, em função das condições existentes.

4 - Roupas e calçado

Finalmente, as roupas, os tecidos e o calçado devem ser desinfetados com produto próprio, uma vez que podem, também eles, ser veículos do vírus, Esta desinfeção deve ser feita em todo o tipo de têxteis que habitualmente existem em nossas casas, tais como sofás, colchões, tapete, alcatifas, cortinas, toalhas, acessórios de casa, roupas no geral e calçado. Utilizando uma solução diretamente nas roupas, tecidos, calçado ou equipamento de proteção individual (EPI) por pulverização manual, que deve ser fina de partículas pequenas, para abranger a maior área possível, é aconselhável uma aplicação antes de sair de casa ou iniciar determinado de trabalhos profissionais e uma aplicação quando finalizado o trabalho ou ao chegar a casa. A Inokem aconselha ainda o uso de outra solução como desinfetante diretamente na máquina de lavar a roupa ou na lavagem manual da mesma.

E pronto era este artigo que queria partilhar com vocês e não se esqueçam que todo o cuidado é pouco. Por isso não podemos descurar as regras de etiqueta respiratória e distanciamento físico, a desinfeção e a higienização dos espaços podem ser decisivos para  que o Natal seja vivido com mais segurança para bem de todos nós.


17 comentários:

  1. Parece esse danado vírus não nos dá paz!Temos que ter todos cuidados! FELIZ NATAL! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Oi.
    É muito importante cuidar com toda atenção e se possível passar as festas de final de ano sozinho ou só com quem mora na mesma casa, é só uma fase e é uma forma de amor ao próximo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Muitas boas dicas Isa, todo cuidado é pouco para com esse vírus!
    Que tudo passe logo!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas! Por aqui seremos só nós, os da casa, não nos iremos juntar com mais ninguém! Boas festas.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Dicas e sugestões que elogio. Super apropriadas para a época que atravessamos
    .
    Deixando votos de um SANTO E FELIZ NATAL,
    extensivo a toda a sua família e amigos/as.

    ResponderEliminar
  6. Sim, convém que todos tenhamos cuidado! :))
    .
    Desejo um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana. Boas Festas

    ResponderEliminar
  7. Que sim são umas excelentes dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. São preciosos cuidados que devemos continuar a ter, sempre! Por aqui, vamos ficar em casa, com a família de todos os dias, no fundo a mais importante. :) Que todos se protejam a bem da saúde e da vida de todos nós. Um grande beijinho, com votos de Festas tranquilas, Isa!

    ResponderEliminar
  9. Não podemos mesmo descurar o cuidado, para celebrarmos com segurança

    ResponderEliminar
  10. Votos de Feliz Natal para ti e todos os teus.
    Com segurança e a paz possível.

    ResponderEliminar
  11. Tudo o que seja para nos proteger são boas dicas.
    Abraço, saúde e boom Natal

    ResponderEliminar
  12. Boas sugestões.
    Desejo um feliz Natal para si e família.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Preciosas dicas, Isa... para o Natal... e para os meses que se seguem.
    Mesmo com vacina... temos de continuar a apostar nestes cuidados, por mais algum tempo, até confirmarmos que as vacinas resultam... e os contágios começam a ficar controlados... ou já não têm desfechos tão perigosos...
    Beijinhos! Votos de um Natal seguro e feliz, para ti e os teus!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Todos os cuidados são poucos, sem dúvida.

    ResponderEliminar