quarta-feira, 3 de junho de 2020

Dicas para tirar fotografias em casa

Já vos disse várias vezes que adoro fotografia, mas o meu nível de conhecimento é muito, muito, fraquinho. A verdade é que gostava de aprender algumas técnicas de fotografia e quando vejo algum artigo relacionado com o assunto, logo me desperta a tenção. E foi o que aconteceu com um artigo da Wiko que partilha dicas para tirar fotografias em casa.
E como o saber não ocupa lugar, vou partilhar o artigo com vocês. São 7 dicas para tirar fotografias em casa:

1 - Explora os ângulos menos comuns
Uma das maneiras fáceis de criar uma foto interessante de um objeto do quotidiano dentro de casa é fotografá-lo por um ângulo incomum. O objetivo é tentar mostrar o objeto de um ângulo único que nunca tenha sido antes visto. Faz várias experiências: fotografa-o de um ângulo muito baixo, ou muito alto, e vê como afeta a aparência da imagem. Tira fotografias de todos os seus lados e, se possível, mesmo de dentro dele. 

2 - Explora as funcionalidades da câmara do teu smartphone
Os smartphones de hoje, com as suas câmaras triplas, fazem maravilhas. Podes optar por explorar o efeito bokeh e conseguir dar ênfase ao teu objeto desfocando o fundo, ou apoiar-te na câmara Super Grande Angular para, por exemplo, documentares quão arrumada conseguiste com que a sala ficasse, ou toda a tua decoração digna de Pinterest.

3 - Mantém a imagem clean
O problema de fotografar em espaços confinados com smartphone é que podes facilmente ter distrações indesejadas na imagem. Depois de escolheres o que queres fotografar, simplifica a tua cena para que se destaque num fundo limpo: isto pode significar alterar posições ou mesmo trocar de sala. As composições simples e clean criam uma imagem muito mais poderosa, captando melhor a atenção dos teus seguidores.

4 - Preenche todo o espaço de imagem
Outro método eficaz para eliminar um fundo movimentado é preencher a imagem inteira com o objeto a fotografar, enfatizando-o ainda mais. Não tenhas medo de aproximar muito, mas garante que o smartphone consegue captá-lo na perfeição - se te aproximares demasiado, a imagem inteira ficará desfocada. Não te preocupes se o objeto não aparecer na sua totalidade: ao aproximares mais, vais conseguir capturar detalhes e texturas que ninguém veria se tivessem sido fotografados de longe.

5 - Aproveita as horas de luz natural
As janelas são importantes ao fotografar em ambientes fechados, pois são a única fonte de luz natural para iluminar objetos. Tenta encontrar a zona melhor iluminada e podes mesmo brincar com as alturas do dia: as horas douradas do amanhecer e do anoitecer produzirão uma bela iluminação quente para as fotos.

6 - Inclui janelas na tua imagem
Além de serem uma fonte de luz natural, as janelas são ótimos objetos de fotografia por si só. Se tiveres uma vista agradável do lado de fora, ou se a própria janela tiver algum detalhe interessante, este pode ser o principal ponto de interesse. À noite, podes criar algumas cenas realmente sombrias das janelas usando apenas o luar ou as luzes da rua. Se estiveres a fotografar a vista de uma janela, tenta incluir parte do quadro da janela, adicionando contexto à cena.

7 - Explora os retratos
A tua casa é um ótimo lugar para tirar fotos de retratos, pois tens tempo de sobra para experimentar diferentes composições e iluminação. Podes usar a luz da janela ou, na sua ausência, lâmpadas ou velas para iluminar. Se os teus filhos ou animais de estimação não ficarem parados, fotografa-os enquanto dormem.

E pronto, por hoje é isto! Espero que esta dicas vos tenham ajudado.

23 comentários:

  1. Boas dicas. É um facto, não é fácil.
    Eu agora com esta coisa das fotos à comida que o diga.

    ResponderEliminar
  2. è mesmo muito legal quem presta atenção aos detalhes. Eu, clico como posso,rs...Esqueço tudo! Adoro,mas nada sei! Boas dicas! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas. Tomei nota
    .
    Tenha um dia de Paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou fã de fotografia e bem feitas realmente aprecio ainda mais!
    Ótimas dicas.
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderEliminar
  6. Adoro tudo o que sejam dicas de fotografia, porque é uma das minhas paixões. Assim, estou sempre a aprofundar conhecimento :)
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  7. Aconselho também
    o PhotoFiltre 7 pra um arranjo nas fotos
    e ir mais além '_)))))

    Beijinhos e uma bela Tarde Isa.

    ResponderEliminar
  8. Sou péssima fotógrafa.
    Vou ler com atenção, para aprender alguma coisa.

    ResponderEliminar
  9. Se não é umas boas dicas, acho que vou levar algumas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Adoro fotografia e gostava de aprender a fotografar.
    Obrigada pelas dicas. Anotei!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Quando comecei a fotografar mais aqui em casa, por conta da pandemia, dei mais valor a luz natural. Aliás, acabei de tirar foto com a ajuda da minha irmã. E eu uso muito apps que dão um toque a mais nas fotos. E vivo tirando foto da minha cachorrinha. ♥ Enfim, amei as dicas. Obrigada por compartilhar com a gente.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderEliminar
  12. sou um perfeito trambolho a tirar fotos com o telelé.
    E NUNCA fiz uma selfie.

    ResponderEliminar
  13. Quando fotografo tento captar a essência do momento e do que vê meu olhar... acabando por esquecer o resto! Mas são boas as dicas! Bj

    ResponderEliminar
  14. Excelentes dicas, Isa! E que dão sempre jeito, também para fotografar produtos, e coisas, que temos em casa...
    Já tenho passado em blogs onde fotografias tiradas em casa, mostrando algo... se revelam verdadeiras produções artísticas!
    Na rua... continuo muitas das vezes a recorrer à compacta... velhos hábitos, difíceis de perder... mas os telefones de agora, fazem maravilhas mesmo!...
    Excelente artigo! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas, tenho que experimentar algumas. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderEliminar
  16. Amei as dicas! Ainda acrescentaria: cuidado com o fundo da foto! A gente vê selfies com o vaso sanitário atrás, ou latas de lixo. Certa vez vi uma com uma cama desarrumada e cheia de roupas jogadas em cima.

    ResponderEliminar
  17. Amei as dicas,amo tirar fotos.
    Tem post novo no blog
    http://www.divamodaefotografia.com.br

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar